Manual Tático de Resistência
Foto-oportunidade
Categories: Táticas


protesto_da_torcida_contra_a_rede_globo_naUtilidade

Foto-oportunidades criam imagens impactantes para promover a pauta do movimento. São inúmeros casos de foto-oportunidades que tomaram a internet colocando algum problema em evidência. Organizações ambientalistas como o Greenpeace são especialistas nesse tipo de ação. Por ter algumas opções simples de efetivação as foto-oportundiades são uma das formas de mobilização de massificação mais fáceis.

Como fazer

Existem diversas formas de se fazer foto-oportunidade, é uma das táticas de ação não-violenta que permite mais liberdade. Mas o que define uma foto-oportunidade estratégica é que ela é uma ação condicionada e planejada. Uma foto-oportunidade pode ser feita em meio a uma manifestação com faixas ou performances; incentivando pessoas a segurar uma folha de papel com uma mensagem; abrindo uma faixa ou um banner em local chamativo, geralmente relacionado à luta e em espaço do oponente, como eventos ou locais relacionados ao oponente ou pauta. 

Segue o passo-a-passo para as duas formas mais difundidas de foto-oportunidade:

a) selfie de solidariedade:

1) definir uma hashtag da campanha e sugestão de frase ou pergunta para que os internautas escrevam no papel.

2) definir um dia ou momento especial para começar a ação. Na maioria das vezes o timming correto e a rapidez de decisão são fundamentais para que a ação massifique e tenha impacto. por exemplo: véspera da votação de uma lei polêmica ou véspera da reintegração de posse de uma ocupação.

2) articular formadores de opinião, geralmente relacionados ou simpáticos à pauta, para serem os primeiros participantes da ação. A ação ser iniciada por pessoas com muitos seguidores em redes sociais facilita o processo de massificação/viralização da ação.

3) após tudo articulado cria-se um evento no Facebook e demais redes sociais que criam eventos públicos, com texto passo-a-passo simples e assertivo explicando como o indivíduo pode aderir à ação. Importante pedir no passo-a-passo que os/as aderentes enviem o link de sua postagem para o grupo/movimento promotor da ação compartilhar em suas redes sociais e no evento que articula a ação. 

4) nos primeiros dias o grupo/movimento promotor da ação empenha-se em convencer seu circulo próximo de pessoas à aderir. 

5) Importante informar a mídia (corporativa e alternativa) sobre a ação logo no primeiro dia. Caso logre emplacar a pauta divulgue a notícia/matéria para os aderentes da campanha.

b) estendendo uma faixa com mensagem/denúncia sobre a pauta em questão

1) Definir mensagem que será escrita na faixa

2) Definir local onde a faixa será extendida. Critérios para definir a escolha do local podem ser: alta movimentação de pessoas e capacidade de chamar atenção; local relacionado diretamente ao problema a ser denunciado, por exemplo: sede de empresa, edificio publico, local onde está ocorrendo evento com pessoa que pode influir no problema, etc.

3) Fazer um trabalho de reconhecimento do local onde a faixa será estendida e análise de riscos da ação.

4) Com a faixa pronta fazer um ensaio da montagem da faixa como se estivesse realizando a ação nas condições previstas e com os riscos identificados. Calcular quanto tempo demora, quantas pessoas são necessárias e qual o passo a passo para montar/esticar a faixa. Ensaiar esse movimento até estar automático e todos cientes das suas responsabilidades. 

5) Quanto mais ousada a ação maior deve ser o planejamento, o reconhecimento do local da ação e análise de riscos legais e operacionais da ação. 

6) A foto-oportunidade só tem resultado se houverem boas fotos e divulgação imediata das mesmas. Para garantir isso é importante ter no mínimo dois fotógrafos profissionais na ação e uma pessoa de confiança de algum veículo de imprensa média ou grande.

Exemplo:

Selfie de solidariedade aos professores em greve em São Paulo, março de 2015. Promovido pelo jornal Esquerda Diário.

Greenpeace protesta diante do Banco Safra, na Avenida Paulista, pelo fim dos descontos na conta de água dados pela Sabesp aos grandes consumidores de São Paulo

Comments are closed.