Manual Tático de Resistência
Marcha
Categories: Táticas

Manifestantes pedem a legalização da maconha

Manifestantes pedem a legalização da maconha

Utilidade

para pressionar o oponente com uma massa de pessoas na rua contando uma única história ou demanda. Organizar uma marcha também mobiliza o movimento e as pessoas próximas em atividades de produção e agitação e propaganda da causa. Uma marcha interrompe o funcionamento usual das vias públicas chamando atenção para a causa e é uma maneira fácil de indivíduos desorganizados participarem da luta.

Como fazer

1) Definir a proposta inicial da mensagem da marcha e seu objetivo.

2) Mapear pessoas e grupos que podem ajudar a organizar e mobilizar.

3) Se reunir com os grupos e pessoas mapeadas para firmar o compromisso de organizar a marcha, o que pode acontecer nela e dividir comissões de trabalho com tarefas concretas, por exemplo:

  • Comunicação (articular imprensa e organização de cobertura midialivrista própria): construir release para imprensa ajuda; 
  • Porta Vozes (falar com imprensa e poder público): pessoas que consigam mediar a relação entre o ato e as autoridades e dialogar com a imprensa.

[Fica a dica] Para o diálogo com as autoridades é preciso ter calma e bom jogo de cintura. nem sempre esta relação se dará de forma tranquila;

  • Segurança (analisar trajeto, preparar pessoas pra fazer a segurança e análise de risco com respostas adequadas): é dever da comissão de segurança zelar pela integridade física dos participantes se adiantando às situações de risco.

[Fica a dica] Em caso de confrontos a Comissão de Segurança deve estar preparada para orientar e realizar o atendimento à possíveis feridos. Kits com gaze, esparadrapo e vinagre (para gás lacrimogênio) vêm bem a calhar.

  • Artes, agit-prop (agitação e propaganda) e logística (preparar material para o dia da marcha, fanfarra/bateria e ações criativas de mobilização);

[Fica a dica] Manual de Ação Visual

  • Programação (eventos prévios, durante ou após a marcha): reunir a galera para pintar faixas e produzir material gráfico é uma boa alternativa. Aulas públicas com pessoas que são referência sobre a pauta também atraem gente nova e ajuda a nivelar o conehcimento.

Nesse mesmo encontro definir o objetivo, local, dia e horário da marcha.

[Fica a dica] Verificar se já não estão marcados outros atos ou eventos no mesmo local, dia e horário. Caso haja verifique a possibilidade de negociar com os organizadores para somar forças ou replanejar a ação. Só cogite unir os atos caso as pautas possam se somar. Isto deve ser bem avaliado levando em consideração o perfil dos participantes dos dois eventos e a convergência das pautas.

 

4) Se possível, soltar o chamado da marcha com até uma semana de antecedência. Quanto mais tempo para preparar a marcha mais chances dela dar certo.

5) Se possível, produzir atividades preparatórias da marcha, como: palestras, filmes, intervençoes, oficina de materiais (agit-prop) e aulas públicas em universidades, escolas, centros culturais etc. 

6) Caso os mobilizadores achem necessário deve-se avisar as autoridades de trânsito sobre a marcha antecipadamente. Caso a decisão seja avisar somente na hora isso deve ser decidido coletivamente.

7) A organização da marcha deve acordar princípios e regras mínimas para ser respeitadas pelos membros das organizações e avisada amplamente (internet e panfletos) para todxs xs participantes da marcha. por exemplo: este é um ato não-violento e sem ação direta contra propriedades estatal ou privada. 

8) Ação de reconhecimento do local e trajeto da marcha em mesmo dia da semana e horário que ela sera realizada. Percorrer todo o trajeto e prestar atenção ao tempo que demorará a marcha, locais onde xs manifestantes podem sofrer ataques, cruzamentos que precisarão ser fechados, locais de tensão pelo caminho (por ex. Mc Donalds, agências bancárias, delegacias ou batalhões de polícia).

9) Análise de risco da ação (legal e de execução) feita pela comissão de segurança. Com os riscos analisados pensar em respostas para evita-los ou mitiga-los e xs responsáveis para executar tais medidas de prevenção. 

10) No dia da marcha todxs xs organizadores devem estar qualificados para executarem suas tarefas e ter seus papéis pré-definidos. A comissão de segurança será responsável pela execução do trajeto, manutenção da linha política definida pela organização e prevenção de possíveis confrontos ou ação de provocadores infiltradxs. Recomenda-se tirar um coordenador ou uma coordenação da marcha, que não necessariamente são xs porta-vozes. A coordenação é essencial para tomar decisões rápidas caso seja necessário.  

exemplo

Marcha da Maconha (inglês Global Marijuana March) …. é um evento que ocorre anualmente em diversos locais do mundo. Trata-se de um dia de luta e manifestações favoráveis a mudanças nas leis relacionadas a maconha, em favor da legalização da cannabis, regulamentação de comércio e uso (tanto recreativo quanto medicinal e industrial, tendo em vista as milhares de aplicações da cannabis em várias áreas). A Marcha da Maconha ocorre mundialmente no primeiro final de semana do mês de maio, porém no Brasil, como a data coincide com o Dia das Mães, pode ocorrer em outros finais de semana (geralmente em maio). Além da marcha em si ocorrem reuniões, caminhadas, encontros, concertos, festivais, mesas de debates, entre outros. (fonte: wikipedia)

 

Comments are closed.