Utilidade
Teatro de guerrilha tira o drama dos palcos e o leva à vida cotidiana, onde ele tem o poder de irritar e desmascarar situações de maneiras que não podem ser descartadas como mera arte. E com a sutileza da arte (e fúria ao mesmo tempo) denunciar situações que podem passar despercebidas pra muitas pessoas.
Como fazer
Você pode utilizar a ajuda de um grupo de pessoas, uma banda, um orador, grupo de dança, etc. Talvez, também utilizar aparelhagem de som, microfone, megafone, etc. Escolher um local utilizado para fins que não aquele que você tem em mente com o seu teatro, principalmente, locais os quais tenham ligação com o tema da sua Denúncia. A polícia poderá confiscar todo o seu material, esteja atento.
Defina os seus objetivos: o seu evento é para os transeuntes, ou para um círculo de escolhidos que irão seguir instruções codificadas para se encontrar em uma localização secreta? Vale a pena arriscar ser preso? Como você irá lidar com a polícia ou com proprietários se eles tentarem interferir? Como você irá proteger o equipamento deles — ele pode ser utilizado de dentro de um veículo que poderá ser ligado e tirado do local ao primeiro sinal de problema? Onde se encontram as rotas de fuga, se existem? Escolha a sua locação cuidadosamente pela perfeita proporção entre perigo e potencial.
Exemplos
Apresentação chocante de uma mensagem dentro de uma situação social rotineira, por exemplo: na porta de uma exposição luxuosa, reunir um grupo de mendigos ou se vestir de mendigo.
O teatro pode se utilizar de música também para sua atuação: https://www.youtube.com/watch?v=uSG6G_BHUTA;
Você pode fazer uma apresentação surpresa de um grupo de dança em um prédio comercial ou na franquia de sua escolha: os dançarinos entram um a um, com a sua fantasia festiva escondida sob disfarces facilmente removíveis, até que o último adentra com um grande aparelho de som portátil e aperta play.